A nossa
empresa

Os nossos
produtos

Onde
comprar

Eventos
Workshops

Informações
receitas e links

Visite-nos
ou contacte-nos


Superalimentos e Ayurveda
 Ver Açaí
 Ver Amla
 Ver Ashwaganda
 Ver Baobab
 Ver Brahmi
 Ver Bagas Goji em pó
 Ver Cacau em grão
 Ver Cacau em pasta
 Ver Cacau em pepitas
 Ver Cacau em pó
 Ver Camu Camu
 Ver Camu Camu Premium
 Ver Fo-ti
 Ver Guaraná
 Ver Maca
 Ver Maca Vermelha
 Ver Maca Premium
 Ver Maca líquida Gold
 Ver Maqui Berry
 Ver Shatavari
 Ver Suma
 Ver Triphala
 Ver Tulsi
Superalimentos Verdes
 Ver Alfafa
 Ver Clorela
 Ver Erva de Cevada
 Ver Erva de Trigo
 Ver Espirulina
 Ver Kelp em pó
Detox e Suplementos
 Ver Fitoplancton Marinho
 Ver MSM
 Pólen de Abelha
 Proteina de Arroz
 Ver Proteína de Cânhamo
 Proteina de Ervilha
 Ver Proteína Vegetal Mix
 Ver Vitamina B12
Frutos e Sementes
 Ver Amêndoa de Damasco
 Ver Amoras Brancas
 Ver Bagas Goji
 Ver Bagas Inca
 Bagas Inca c/ Cacau - Incacau
 Ver Caju
 Ver Damascos Hunza
 Ver Pinhões de Cedro
 Ver Sementes de Cânhamo
 Ver Sementes de Chia
 Ver Trigo Sarraceno
Germinado
Óleos e Manteigas
 Ver Manteiga de Cacau
 Ver Óleo de Cânhamo
 Ver Óleo de Coco
 Óleo de Sacha Inchi
Adoçantes/Aromas naturais
 Ver Açúcar de Coco
 Banana em pó
 Ver Lucuma
 Ver Maca Xpresso
 Ver Stevia Branca
 Ver Stevia Líquida
 Ver Xarope de Agave
 Ver Xarope de Yacon
 Ver Xilitol
Cogumelos Medicinais
 Cogumelo Agaricus Blazei
 Ver Cogumelo Chaga
 Ver Cogumelo Cordyceps
 Cogumelo Enoki
 Ver Cogumelo Lions Mane
 Cogumelo Maitake
 Cogumelo Oyster
 Ver Cogumelo Reishi
 Cogumelo Shiitake
 Cogumelo Tremella
 Ver 5 Cogumelos Mix
 Ver 10 Cogumelos Mix
 Ver 14 Cogumelos Mix
Superalimentos Compostos
 Ver Amazing Grass
 Ver Sabor Original
 Ver Sabor Bagas
 Ver Sabor Chocolate
 Ver Sabor Energia-Verdes
 Ver Sabor Raw reserve
Ervas e Especiarias
 Astragalus
 Canela do Ceilão em pó
 Ver Cats Claw(Unha gato)
 Ver CatsClaw+MacaPremium
 Chá verde
 Ver Curcuma
 Ver Curcuma+Pimenta preta
 Ver Devils Claw(Unha d.)
 Dong Quai
 Feno Grego
 Gengibre em pó
 Ginseng Siberiano
 Graviola
 Horny Goat weed
 Milk Thistle/Cardo Mariano
 Moringa
 Pimenta preta em pó
 Ver Psyllium Husk
 Ver Raiz de Bardana/Burdock r.
 Saw Palmetto
 Schizandra
 Slippery Elm
 Tribulus Terrestris
Botanicas e Higiene
 Ver Neem
 Ver Stévia verde
Acessórios
 Bolsas para filtrar Leite de Nozes e Sementes
 ver Formas para Bombons de Chocolate
Livros e Multimédia
 David Wolfe
   

 

Psyllium Husk – Uma fonte excelente de Fibras solúveis 


  Psyllium Psyllium Husk Psyllium Husk pó

Psyllium Husk também conhecido por ispaghula ou isabgol, é o nome dado às cascas das sementes do Psílio (Plantago Ovata), uma planta nativa da Índia e do Paquistão. As cascas destas sementes são higroscópicas, o que lhes permite expandirem e tornar-se mucilaginosas.
As cascas das sementes de Psílio são indigestas, e são uma fonte de fibra dietética solúvel.

É muito difícil obter suficiente fibra quando se eliminam da dieta os hidratos carbono em cereais, grãos integrais e frutas. Os suplementos de Psyllium em pó ou cápsulas são uma maneira fácil de contornar esse problema. Cada 100 gramas de Psyllium fornecem 71 g de fibra solúvel, para ter uma comparação, 100 gramas de farelo de aveia contêm apenas 5 gramas de fibra solúvel. Sendo assim o Psyllium Husk está a tornar-se rapidamente uma das principais recomendações para as pessoas que utilizam dietas baixas em hidratos de carbono. O Psyllium abastece-o com fibras, reduzindo o apetite sem sobre-estimular o sistema nervoso, sendo uma abordagem muito mais saudável do que algumas formulas conhecidas contendo efedrina.

Psyllium Husk é actualmente um alimento de topo, usado no controle de peso e para a saúde intestinal em geral. As cascas das sementes do Psílio contêm uma fibra esponjosa que reduz o apetite, melhora a digestão e ajuda a purificar o sistema, tornando-o uma excelente escolha para uma dieta saudável. O Psyllium pode portanto proporcionar a fibra que está ausente em dietas de baixo teor de hidratos de carbono. Estudos e relatórios clínicos sugerem que Psyllium Husk pode aumentar a sensação de saciedade e reduzir os ataques de fome. Por estas razões, a incorporação de Psyllium Husk (casca de sementes de Psílio) e outras fontes de fibra na dieta podem ajudar no controle ou perda de peso. Este alimento proporciona uma sensação de plenitude que pode ser útil antes das refeições, para reduzir o apetite, e é uma das mais simples, saudáveis, e mais eficazes ervas conhecidas na actualidade para ajudar em regimes de controle de peso.

O Psyllium Husk também tem sido usado para dar apoio em casos de síndrome do intestino irritável (uma doença relacionada ao stresse com crises de diarreia e prisão de ventre alternados). Devido ao Psyllium produzir evacuações fáceis com fezes soltas, é muito usado por pessoas com fissuras anais (rachaduras na pele perto do ânus) e hemorroidas, e é frequentemente recomendado após a cirurgia anal ou retal, durante a gravidez e como um tratamento secundário simples, em certos tipos de diarreia, pois o Psyllium absorve uma quantidade significativa de água no tracto digestivo, tornando assim as fezes um pouco mais firmes, e sob estas circunstâncias, fica mais lenta a passagem da fezes pelo intestino. O Psyllium também tem algumas vantagens adicionais em relação a outras fontes de fibra por reduzir a flatulência e o inchaço.
Num estudo com pessoas com colite ulcerativa (um tipo de doença inflamatória do intestino), as Sementes de Psyllium demonstraram ser tão eficazes a diminuir as recorrências da doença, como o medicamento de prescrição médica Mesalamine. Os médicos recomendam o uso de Psyllium como um agente espessante para casos ligeiros de diarreia moderada a partir de qualquer colite ulcerativa ou a doença de Crohn (outro tipo de doença inflamatória do intestino).

Só Recentemente os cientistas descobriram que a fibra solúvel tem efeitos únicos sobre o metabolismo. Uma pesquisa relatada no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a utilização de cereais de fibra solúvel são uma parte efetiva e bem tolerada de uma dieta prudente ajustada para o tratamento da hipercolesterolemia leve ou moderada. As fibras solúveis, tais como as da casca de sementes do Psílio, Goma de Guar, e Farelo de Aveia têm um efeito de redução do colesterol, quando adicionadas a um baixo teor de gordura em dietas de baixo colesterol, e estudos apresentados no The American Journal of Clinical Nutrition mostraram que o Psyllium é bastante eficaz na redução total dos níveis de Colesterol, bem como da LDL ("mau" ), o que pode ser muito útil para aqueles com níveis elevados de colesterol e os que estão em maior risco de hipercolesterolemia em desenvolvimento, tais como as pessoas com diabetes tipo 2. Algumas pesquisas recentes também mostraram ser promissor até no controle da diabetes.
Nos EUA a Food and Drug Administration (FDA) estabeleceu um benefício tangível com a ingestão da casca da semente do psyllium e uma diminuição do risco de doença cardíaca coronária (CHD), comprovando que as Fibras solúveis do Psyllium têm o potencial de diminuir o risco de doença coronariana.

Actualmente as cascas das Sementes de Psílio são usadas em suplementos ou dietas para aliviar a prisão de ventre, a síndrome do intestino irritável e diarreia, e como um suplemento dietético para melhorar e manter o trânsito Gastro Intestinal normal. A maior parte inerte das cascas ajuda a fornecer um volume constante de material sólido, independentemente dos outros aspectos da dieta ou de qualquer estado de doença do intestino.

Outros usos do Psyllium Husk incluem as receitas cozinhadas, onde as cascas de sementes de Psilio trituradas ou o Psyllium Husk em pó, se usam para reter a humidade e pegar os outros ingredientes da receita, e por exemplo ajudar a fazer pão ou bolos menos quebradiços.
As cascas se sementes de Psyllium podem ser usadas no seu estado natural, ou secas e partidas, ou também em pó para um consumo mais fácil. Em qualquer destas formas, ao misturar-se o Psyllium Husk com água ou outros fluídos, forma-se uma espécie de goma que dá consistência às receitas sem lhes adicionar Gluten, pois o Psyllium Husk não contém Glúten.

O Psyllium actualmente é o principal ingrediente em inúmeros laxantes e suplementos de fibras como Metamucil, Colon Cleanse, Serutan , Fybogel , Bonvit , Effersyllium e Konsyl.

Reações adversas e advertências: Possíveis reações adversas podem incluir; Reações alérgicas, possibilidade de obstrução do trato gastrointestinal, especialmente para aqueles com cirurgias intestinais prévias ou anormalidades anatómicas, especialmente se tomado com quantidades insuficientes de água.
Tomar este produto sem a quantidade de líquido adequado pode fazê-lo inchar e bloquear sua garganta ou esófago e pode causar asfixia em pessoas com obstrução anatómica do esófago, portanto é sempre importante tomar o Psyllium com suficiente quantidade de líquidos para que se dissolva sem se aglomerar e possa circular facilmente.

Está disponível em pó em embalagens de 125g, 250g, 500g e 1Kg.

Emb Psyllium Husk

Modo de usar - Pode tomar-se apenas uma pequena dose com um copo de água, chá, batidos, cereais, iogurtes, e sopa. Ou então misturar em receitas cozinhadas ou cruas como fonte de fibras ou como um aglomerante sem Glúten. Pode tomar-se uma colher de chá com um copo de água ou chá de Yerba Mate, meia hora antes das refeições, ajudando assim a reduzir o apetite e a preparar o trato intestinal.



Dosagem diária recomendada - A dose típica diária de Psyllium Husk em pó, pode ser de 1 a 3 colheres de chá, misturado num ou mais copos de água, ou por exemplo 3,5g por cada 250ml de água.


Exemplo para uma receita - Batido com Psyllium Husk em pó
Ingredientes:
1/2 Banana, 1 Colher de sopa de Proteina de Cânhamo, 1/2 colher de sopa de Óleo de Cânhamo, 3/4 de um copo de bagas à sua escolha, 1/2 copo de Leite de arroz ou amêndoa, 1 colher de chá de Psyllium Husk em pó

- Ponha todos os ingredientes numa liquidificadora
- Misture
- Está pronto a servir. Desfrute!



Exemplo para uma receita - Bolinhas / Pães sem Gluten com Psyllium Husk em pó
Ingredientes:
5 copos de água morna, 1 copo e 1/2 de Farinha de Arroz, 1 copo e 1/2 de Farinha de Trigo Sarraceno, 8 colheres de sopa de Psyllium Husk em pó, 2 colheres de sopa de fermento seco, 1 colher de chá de Sal marinho

Instruções:
- Ponha o Psyllium e a água numa bacia e misture.
- De seguida junte-lhes o sal e o fermento, e depois as farinhas ao mesmo tempo que vai misturando bem todos os ingredientes
- De seguida usando as mãos vá amassando vigorosamente por um ou dois minutos
- Tape a bacia com um pano de cozinha limpo, e deixe a massa a repousar por 30 minutos para esta crescer
- Depois volte a amassar novamente com as mãos por alguns minutos, se a massa estiver pegajosa adicione-lhe mais um pouco de farinha, e mexa até que se mantenha aglomerada e não se cole às mãos
- Forme cerca de 20 pãezinhos (bolinhas), e coloque num tabuleiro de ir ao forno, alinhadas em cima de papel especial de culinária que possa ir ao forno
- Deixe repousar aí por mais 30 minuto para crescer mais um pouco
- Pincele um pouco de água por cima dos pãezinhos antes de os meter no forno pré aquecido a 200º celcius
- Coza os pãezinhos por 30 a 40 minutos, ou até os pãezinhos terem uma bonita cor dourada e estaladiça
- É importante deixá-los arrefecer sobre uma grelha antes de servir
Estão prontos!
(Devem consumir-se no máximo em 4 dias)




(para obter mais receitas clique aqui ou consulte a nossa secção de receitas)


Para ver preçário clique aqui

 

Nota: As informações e descrições de produtos e suas propriedades contidas neste site não foram submetidas, avaliadas ou controladas pelas autoridades medicas ou alimentares / EFSA (autoridade Europeia de segurança alimentar). De acordo com a lei em vigor os produtos naturais e alimentos ainda não estão previstos na cura, diagnóstico e prevenção de doenças. Se tiver a ser medicado é aconselhável consultar o seu médico ou terapeuta para mais informações acerca de possíveis interações com os seus medicamentos.



Procurar:  
  Síntese/Mini Catálogo
  Catálogo
  Preçário

Encomendar


Consulte a Newsletter

"Saiba mais acerca dos próximos workshops/eventos
da BioSamara e Shiny Happy People"



BioSamara Iberia
Rua das Regueiras, nº 59, Casas Novas / Almoçageme - 2705-177 Colares (zona das praias de Sintra)

• Tel: +351 219 292 161 / 915 111 103 / 965 611 503 - Fax: 215864417 - E-mail: info@biosamara.pt