Política da Qualidade e Segurança Alimentar

A Biosamara Ibéria define como principal linha de orientação a origem biológica dos produtos alimentares que comercializa. A segurança alimentar é garantida através da implementação e certificação do seu Sistema de Qualidade e Segurança Alimentar pelo referencial ISO 22000:2018 e ISO 9001:2015, que considera fundamental para a sua estratégia comercial.

Assim, a Direção assume os seguintes compromissos que constituem a sua Política da Qualidade e Segurança:

PESSOAS

  • Implementar um plano de higiene, segurança e medicina no trabalho, cumprindo com as leis de trabalho em vigor;
  • Assegurar o cumprimento de todos os aspetos relevantes para a proteção de ética, com respeito pela individualidade de cada trabalhador garantindo que não ocorre qualquer tipo de discriminação;
  • Valorizar os colaboradores da empresa, melhorando as suas competências, através de um plano de formação ajustado às suas necessidades, garantindo a aquisição das competências necessárias ao desempenho da sua função, condições de saúde, segurança e bem-estar;
  • Divulgar os produtos biológicos e uma alimentação saudável, promovendo a saúde e bem-estar.

AMBIENTE

  • Garantir a origem biológica da maioria dos produtos que fabrica e comercializa, da marca BioSamara, procurando divulgar os produtos biológicos;
  • Garantir a proteção ambiental através de uma utilização sustentável dos recursos naturais e energéticos e assegurar a sustentabilidade através de uma otimização dos recursos humanos, técnicos e materiais, diminuindo o impacto decorrente da atividade e contribuindo para uma maior consciência dos recursos do planeta.

GESTÃO

  • Assegurar que a Política da Qualidade e Segurança Alimentar é compreendida por todos os colaboradores da organização, de modo a garantir a implementação da mesma;
  • Comunicar de forma interativa com os seus parceiros de negócio, incluindo fornecedores e clientes, acerca dos assuntos de segurança alimentar, no sentido da melhoria do seu SGSA;
  • Satisfazer os requisitos dos clientes de maneira competitiva e rentável, avaliando o seu grau de satisfação e potenciar a angariação de novos clientes, aumentando a quota de mercado;
  • Garantir a sustentabilidade da empresa mediante a otimização dos recursos técnicos, materiais e humanos, bem como através da evolução tecnológica dos nossos processos de fabrico.

CLIENTES

  • Satisfazer os requisitos dos clientes de maneira competitiva e rentável, avaliando o seu grau de satisfação e potenciar a angariação de novos clientes, aumentando a cota de mercado;
  • Cumprir as obrigações éticas e legais de correta informação ao cliente/consumidor.

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

  • Disponibilizar todos os recursos necessários para garantir a eficácia da implementação do sistema de gestão da qualidade e segurança alimentar, cumprindo os requisitos da ISO 9001:2015 e 22000:2018;
  • Avaliar e monitorizar os objetivos e metas da qualidade e segurança alimentar bem como divulgar os resultados aos colaboradores de forma a incentivar o objetivo comum de melhoria continua e de acordo com a Cultura de Segurança Alimentar implementada.
  • Implementação de boas práticas de higiene e fabrico (GMP);

A política é suportada em objetivos mensuráveis e é comunicada, implementada e mantida a todos os níveis da organização.

É divulgada a todos os colaboradores da empresa através do Manual de Boas Práticas de Higiene e Fabrico e HST e através da sua afixação no painel da entrada. A comunicação interna da política visa que todos os colaboradores e se sintam integrados no processo de melhoria continua e sintam o impacto das suas ações no Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

Externamente a divulgação da Política de Qualidade e Segurança Alimentar é realizada através do site da empresa, assim como através de apresentações da empresa pelo departamento comercial aos clientes e fornecedores da BioSamara.

A BioSamara tem a preocupação constante de manter a proximidade com a comunidade local nomeadamente com a AESintra, colaborando com ela nos seus projetos de divulgação da região, assim como em parcerias com iniciativas dos clientes.

Para tal, esta Política é revista anualmente pela Gerência de modo a assegurar que continua adequada à realidade da organização.

A Direção