Política da qualidade e segurança alimentar
A Biosamara Ibéria define como principal linha de orientação a origem biológica dos produtos alimentares
que comercializa. A segurança alimentar é garantida através da implementação e certificação do seu
Sistema de Qualidade e Segurança Alimentar pelo referencial ISO 22000:2018 e ISO 9001:2015, que
considera fundamental para a sua estratégia comercial.
Assim, a Direção assume os seguintes compromissos que constituem a sua Política da Qualidade e
Segurança:
PESSOAS
- Implementar um plano de higiene, segurança e medicina no trabalho, cumprindo com as leis de
trabalho em vigor; - Assegurar o cumprimento de todos os aspetos relevantes para a proteção de ética, com respeito pela
individualidade de cada trabalhador garantindo que não ocorre qualquer tipo de discriminação; - Valorizar os colaboradores da empresa, melhorando as suas competências, através de um plano de
formação ajustado às suas necessidades, garantindo a aquisição das competências necessárias ao
desempenho da sua função, condições de saúde, segurança e bem-estar; - Divulgar os produtos biológicos e uma alimentação saudável, promovendo a saúde e bem-estar.
AMBIENTE
- Garantir a origem biológica da maioria dos produtos que fabrica e comercializa, da marca BioSamara,
procurando divulgar os produtos biológicos; - Garantir a proteção ambiental através de uma utilização sustentável dos recursos naturais e
energéticos e assegurar a sustentabilidade através de uma otimização dos recursos humanos,
técnicos e materiais, diminuindo o impacto decorrente da atividade e contribuindo para uma maior
consciência dos recursos do planeta.
GESTÃO
- Assegurar que a Política da Qualidade e Segurança Alimentar é compreendida por todos os
colaboradores da organização, de modo a garantir a implementação da mesma; - Comunicar de forma interativa com os seus parceiros de negócio, incluindo fornecedores e clientes,
acerca dos assuntos de segurança alimentar, no sentido da melhoria do seu SGSA; - Satisfazer os requisitos dos clientes de maneira competitiva e rentável, avaliando o seu grau de
satisfação e potenciar a angariação de novos clientes, aumentando a quota de mercado; - Garantir a sustentabilidade da empresa mediante a otimização dos recursos técnicos, materiais e
humanos, bem como através da evolução tecnológica dos nossos processos de fabrico.
CLIENTES
- Satisfazer os requisitos dos clientes de maneira competitiva e rentável, avaliando o seu grau de
- satisfação e potenciar a angariação de novos clientes, aumentando a cota de mercado;
- Cumprir as obrigações éticas e legais de correta informação ao cliente/consumidor.
QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- Disponibilizar todos os recursos necessários para garantir a eficácia da implementação do sistema
- de gestão da qualidade e segurança alimentar, cumprindo os requisitos da ISO 9001:2015 e
- 22000:2018;
- Avaliar e monitorizar os objetivos e metas da qualidade e segurança alimentar bem como divulgar
os resultados aos colaboradores de forma a incentivar o objetivo comum de melhoria continua e
de acordo com a Cultura de Segurança Alimentar implementada. - Implementação de boas práticas de higiene e fabrico (GMP);
A política é suportada em objetivos mensuráveis e é comunicada, implementada e mantida a todos os
níveis da organização.
É divulgada a todos os colaboradores da empresa através do Manual de Boas Práticas de Higiene e Fabrico
e HST e através da sua afixação no painel da entrada. A comunicação interna da política visa que todos os
colaboradores e se sintam integrados no processo de melhoria continua e sintam o impacto das suas
ações no Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.
Externamente a divulgação da Política de Qualidade e Segurança Alimentar é realizada através do site da
empresa, assim como através de apresentações da empresa pelo departamento comercial aos clientes e
fornecedores da BioSamara.
A BioSamara tem a preocupação constante de manter a proximidade com a comunidade local
nomeadamente com a AESintra, colaborando com ela nos seus projetos de divulgação da região, assim
como em parcerias com iniciativas dos clientes.
Para tal, esta Política é revista anualmente pela Gerência de modo a assegurar que continua adequada à
realidade da organização.
A Direção